Cursos de Parapente

Posted: by Parapente Mirandela in

Segundo a legislação Portuguesa é necessária a obtenção duma licença de voo para se poder voar em parapente. A responsabilidade da atribuição dessa licença é da Federação Portuguesa de Voo Livre (FPVL) por delegação do Instituto Português de Aeronautica Civil (INAC). A FPVL enquadra um conjunto de escolas, e respectivos instrutores habilitando-os a dar formação a candidatos a pilotos. 
Segundo o regulamento de Titulações e Instrução (RIT), a formação divide-se em 5 niveis. Ao concluir os 3 primeiros o piloto fica habilitado a voar em parapente. Os restante 2 níveis podem ser considerados de aperfeiçoamento. O programa de cada um dos níveis pode ser consultado em baixo. 

Nível 1

Tipologia
  • Compreende uma introdução ao parapente com voo em bilugar. Segue-se prática de destrezas no solo, Voo baixo (Adaptação) e Voo Planado junto ao solo nunca acima dos 10 metros. 
Objectivos
  • Conhecer a nomenclatura da asa de Parapente. Adquirir conhecimentos básicos de aerodinâmica e aerologia. Adquirir conhecimentos sobre segurança em Parapente. Aprender a técnica do inflado de frente (de costas com vento superior ou igual a 15 km). Aprender a descolagem em pendente de escola. Aprender a aterrar. 

Nível 2

Tipologia 
  • Voo planado (Iniciação).
    Voo Planado com altitude e distâncias suficientes para manobrar a aeronave com relativa facilidade. Prática de destrezas no solo.  
Objectivos
  • Aperfeiçoamento da destreza no solo. Voos planados directos de desníveis superiores. Aquisição de conhecimentos teóricos de meteorologia básica, segurança, legislação aeronáutica,  e regras de voo.  Aprender a planear um plano de voo. Adquirir progressiva autonomia de voo. 

    Nível 3

    Tipologia
    • Voo Dinâmico (Aperfeiçoamento 1).
      Voo em ascendente dinâmica, permanência de voo com suporte de ascendente originada numa encosta, falésia ou duna, por acção de vento laminar ou de restituição térmica, com distância confortável em relação ao terreno, obstáculos e tráfego (aéreo).

      Nota:
      No final desta etapa e após exame final teórico e prático com aproveitamento (realizado pela FPVL), o aluno passa a piloto autónomo - Licença Piloto Nível 3

    Objectivos
    • Aquisição de competências necessárias ao voo sem acompanhamento por parte do instrutor. Domínio do voo em dinâmico com durações longas. Aprendizagem de técnicas básicas de descida rápida. Aquisição de competências teóricas nas àreas da Meteorologia, Aerodinamica, Primeiros Socorros, Materiais, Legislação e Regras de Voo.

    Material
    Todo o material necessário será fornecido pela escola durante a realização do curso, sendo somente  da responsabilidade do aluno o uso de calçado e vestuário adequado à prática de Parapente.

    Entre em contacto connosco, nós indicamos-lhe a escola mais perto de si.